Menu Fechar

OS ORADORES

Catarina Moreira

Catarina Moreira

Apresentadora

Como em equipa vencedora não se mexe, Catarina Moreira volta a ser a apresentadora de mais uma edição do TEDx Guimarães, desta vez com o tema "Tudo ou Nada". Catarina Moreira diz ter o coração dividido entre a comunicação e a gestão. Foi uma das finalistas do concurso para apresentadora do Curto Circuito, na SIC Radical, atualmente é a sidekick do Rui Unas no podcast Maluco Beleza.

Susana Bettencourt

Susana Bettencourt

Moda

Foi nos Açores, onde cresceu, que Susana Bettencourt, ainda jovem, apaixonou-se pela malha e sonhava tornar-se Designer. Aperfeiçoou técnicas tradicionais de lã desde a infância e deu o salto internacional quando se mudou para Londres para estudar em Central Saint Martins College of Art and Design e London College of Fashion. Depois da Licenciatura em Fashion Knitwear e Mestrado em Digital Fashion, Susana tinha dominado o engenho da malha e da moda feminina, tornando-a uma empreendedora de sucesso. Formada em 2011, já apresentou a sua colecção de malhas no London College of Fashion MA Press Show no Museu Victoria and Albert. A par da sua marca e dos desfiles, é professora convidada na Universidade do Minho e na Modatex.

Alex Coelho Lima

Alexandre Coelho Lima

Fotografia

Alexandre Coelho Lima, arquiteto pela FAUP, nasce no Porto em 1965 e vive em Guimarães. Em 1995 integra a sociedade Pitágoras Group, onde atualmente exerce a sua atividade. Em 2012 regista-se no Instagram a aí começa a partilhar as suas fotos de forma regular, sendo destacado em várias plataformas. Participa em inúmeros Instameets e expõe coletivamente, das quais, "Costa Norte", em Guimarães, com mais autores. Em 2018 expõe individualmente na "A Pequena Galeria", em Lisboa e é eleito pela Gerador como "Melhor Instagramer de 2017 em portugal".

joão carvalho

João Carvalho

Empreendedorismo

João Carvalho é Diretor da Ritmos e Sócio da Pic-Nic Produções, duas das principais e mais prestigiadas produtoras nacionais de eventos. Há 26 anos fundou, juntamente com um grupo de amigos, um pequeno festival de rock alternativo em Paredes de Coura que se transformou num dos principais festivais do país. É também responsável por vários concertos e eventos de relevo, além de ter igualmente contribuído para a primeira internacionalização do prestigiado Primavera Sound de Barcelona, trazendo o conceito para o Porto que acontece anualmente desde a sua primeira edição em 2012.

ORADORES Manuel Curado

Manuel Curado

Filosofia

Professor de Filosofia na Universidade do Minho, Manuel Curado exerceu ainda funções de Auditor de Defesa Nacional no Ministério da Defesa. É doutor sobresaliente cum laude pela Universidade de Salamanca e obteve o grau de mestre em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa. Proferiu mais de 250 conferências em vários países e foi Professor Erasmus em Pádua, Itália. É autor de vários livros, incluindo a 1ª edição crítica de um manuscrito setecentista escrito por um fellow da Royal Society of London, Dr. Isaac S. Samuda, MD. Ao lado das atividades filosóficas, tem o gosto literário de promover a edição de clássicos da língua portuguesa, como D. Francisco Manuel de Melo e Teixeira de Queiroz, porque vislumbra neles sinais de uma sabedoria perene.

Sandra_felgueiras

Sandra Felgueiras

Jornalismo

Sandra Felgueiras, nasceu em Felgueiras, em 1977. Licenciada em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, cedo iniciou a sua carreira de Jornalista na Barcelona Television, com estágio curricular na SIC. Em 1999, ganhou o prémio “Novos Valores”, do Expresso. Em 2000, a convite de Henrique Garcia, foi para a RTP2 e depois para a RTP1, quando José Rodrigues dos Santos assumiu a Direção de Informação. Atualmente coordena e apresenta o programa de investigação, Sexta às 9, na RTP1. Sandra viu o seu trabalho novamente reconhecido em 2018, tendo sido distinguida, ela e a sua equipa, com o prémio de “Melhor Programa de Informação” na gala da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

Rosário Ferreira

Rosário Ferreira

Gastronomia

Rosário Ferreira nasceu a 31 de março de 1964 na freguesia e S. Sebastião, em Guimarães. Licenciou-se, no ano de 1987, em ensino de Português e Inglês pela Universidade do Minho. Em 1987 ingressou nos quadros da escola Secundária Francisco de Holanda, onde permanece até hoje. Para além da sua atividade como docente, sempre esteve ligada, por vínculos familiares, à doçaria, em especial a doçaria conventual de Guimarães. Hoje em dia acumula as funções de professora do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda com a gerência da Pastelaria Clarinha, empresa da família.

sara coutinho

Sara Coutinho

Desporto Adaptado

Sara Coutinho, vimaranense de 44 anos, teve um acidente no ano 2000 resultante de uma queda. Fraturou a coluna, esteve em estado crítico com o diagnóstico de que não poderia andar novamente. Ao fim de 3 anos de internamento voltou a casa e decidiu dar voz à sua história. Criou o Projeto Sara Coutinho com a missão de quebrar tabus, desmistificar a temática da deficiência e despertar consciências para a importância da vida e de lutar pelos nossos sonhos. Foi Atleta de alta competição, medalhada de ouro em Portugal, praticante de desportos radicais, salto de avião, surf adaptado, entre muitos outros. Aventurou-se, também, pelo mundo da moda onde fez diversos desfiles e trabalhos fotográficos. Atleta, blogger, modelo e palestrante, o seu sonho é tornar Portugal um país mais inclusivo.

victor-hugo-pontes

Victor Hugo Pontes

Dança

Victor Hugo Pontes nasceu em Guimarães, em 1978. Licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, frequentou, em 2001, a Norwich School of Art & Design, em Inglaterra. Como criador, a sua carreira começa a despontar em 2003 com o trabalho “Puzzle”. Desde então, tem vindo a consolidar a sua marca coreográfica, tendo apresentado o seu trabalho por todo o país, assim como em Espanha, França, Bélgica, Itália, Alemanha, Rússia, Áustria, Brasil, entre outros. Atualmente, é um dos mais reputados coreógrafos portugueses. Em 2019, o seu espetáculo "Margem" foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores com o prémio da categoria de Dança - Melhor Coreografia. Desde 2009, é diretor artístico da "Nome Próprio – Associação Cultural", com sede no Porto.  

Luis Canário

Luís Canário Rocha

Artes Plásticas

Formado em Artes Plásticas, na vertente de Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Porto, Luís Canário Rocha expõe com regularidade desde 2007, tendo passado já por várias cidades em Portugal e Espanha. Selecionado para diversas bienais internacionais de arte, participou em exposição coletiva na Zetgallery, em 2018, e na Bienal Internacional de Gaia com a exposição individual “De Profundis, as cidades delas em suspenso” no Cineteatro João Verde, em Monção, no ano de 2019. Fez ainda a sinalética do evento Noc Noc 9 (festival de arte em Guimarães) a convite da associação Ó da Casa. A sua prática cultural e artística estende-se ao movimento associativo, sendo um dos membros fundadores da Astronauta Associação Cultural, à qual preside no presente.

António Cunha

António M. Cunha

Ciência

É doutorado em Ciência e Engenharia de Polímeros (1991) e Professor Catedrático da Universidade do Minho, onde foi Presidente da Escola de Engenharia, entre 2005 e 2009, e Reitor de 2009 a 2017. Foi Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, de 2014 a 2017, e cofundador e administrador do PIEP - Inovação em Engenharia de Polímeros. 
Atualmente é Presidente do CoLab em Transformação Digital, DTx e Administrador do CEIIA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento.